Síntese Meta 2
Analisando a estrutura
atual do projeto pedagógico, observa-se o aumento de dúvidas e certezas.
As atividades estão avançando, surgindo a necessidade de expor e discutir novas dúvidas e certezas.
As atividades estão avançando, surgindo a necessidade de expor e discutir novas dúvidas e certezas.
O grupo
esta organizado com projetos diferenciados. A seguir, vamos descrever cada um.
A
professora Izabel com a turma de 1º ano começou com uma leitura de um texto do
livro infantil Anita Bocadura. Após esta leitura os alunos irão pesquisar
palavras, materiais, exposição dos materiais e escolhas das palavras adequados de
acordo com suas realidades e cultura.
Os
alunos confeccionaram o material que será divulgado na comunidade escolar e os mesmos farão apresentação do projeto aos
demais alunos da escola.
Este
projeto se estendera as famílias e tem por objetivo desenvolver a empatia entro do ambiente escolar e fora dele.
O projeto Sacola da Leitura e Hora do Conto é um projeto que estou desenvolvendo na minha turma de 1° ano, ele surgiu da necessidade de fazer com que os nossos alunos tivessem o contato e manuseio de diferentes materiais escritos que são importantes para a aprendizagem da leitura e da escrita.Mas, será ainda mais enriquecedor se este manuseio e contato forem com a participação dos pais ou alguém da família,pois os desenhos maravilhosos e os enredos instigantes que se encontram nos livros ou em qualquer tipo de portadores de textos, são como uma chamada, um convite que encanta as crianças proporcionando-lhes um imenso prazer e interesse para o desenvolvimento da sua livre expressão, não só na escola, mas também em casa.
Iniciamos na segunda- feira com uma hora do conto, onde levamos os alunos até a biblioteca, dependendo da necessidade da turma exploramos um determinado tema outras vezes, a escolha é deles,a partir deste momento começamos a desenvolver as atividades .
Iniciamos na segunda- feira com uma hora do conto, onde levamos os alunos até a biblioteca, dependendo da necessidade da turma exploramos um determinado tema outras vezes, a escolha é deles,a partir deste momento começamos a desenvolver as atividades .
A professora Géssica com a turma do 2° ano, com 19 alunos de 07 anos, está trabalhando de forma semanal com horas do conto encenadas, alternando as encenações com professores e alunos.
Este projeto surgiu da dúvida dos alunos que acreditavam que os filmes infantis viravam livros e não o contrário. Então começamos uma pesquisa sobre os livros que dão origem as animações.
Toda semana escolhemos uma história para ser encenada e ao final há uma discussão sobre a versão "impressa" e a versão "animada". Depois cada alunos cria a sua versão que é registrada em seu "Livro de Contos", que cada um está confeccionando.
O próximo passo é levar o livro para casa, para que cada aluno faça sua Hora do Conto, com a família. Junto ele leva nosso livro de registros da turma, para registrar como foi e posteriormente apresentar sua experiência para os demais alunos.
A escolha da história e ser encenada é feita pelos alunos que devem junto trazer o livro do qual ela foi retirada.
A professora Ana Necchi está desenvolvendo com a turma Educação Infantil II, faixa etária 4 anos, o Projeto "Caixa de Brinquedos: um Universo Infantil".
O projeto foi criado a partir da investigação através de pesquisa audiovisual realizada com as crianças sobre "O que você quer aprender na nossa escola?".
A partir da coleta de dados da entrevista com os alunos, percebeu-se que a maioria da turma quer brincar ou aprender e brincar. Deste modo, a proposta pedagógica planejada para o ano letivo foi construída para contemplar os gostos, interesses e as necessidades dos alunos.
Desde o início do aluno o projeto vêm sendo desenvolvido através do uso de histórias sobre o tema brincar e de recreações e jogos cooperativos que estimulem a aprendizagem significativa e prazerosa e que propiciem um ambiente em que as crianças brinquem e aprendam.
A Professora Líris após iniciar o projeto com a “Sacola Literária” com sua turma da 5ªsérie com 26 alunos e tendo sido pouco o interesse pela maioria dos pais pensou em dirigir o projeto aos alunos.
Foram feitos quatro grupos e escolhido os livros de interesse , foi iniciada a leitura, o trabalho então está resumido em:
1º leitura
2º sorteado o grupo que irá falar sobre o conteúdo do mesmo.
3º incitados a questionar os demais alunos exporão suas dúvidas
4º as dúvidas e certezas serão então complementadas.
5º questões levantadas:
a) Título do livro
b) Autor
c) Assunto
d) Enredo
e) Qual foi a intenção do autor ao escrever o livro
f) Como agiram os personagens
g) Por quê, quando e onde o enredo acontece?
O projeto é aplicado a cada 15 dias e tem por objetivo além do já citado, levar o aluno a formar a teia da realidade do autor, dos personagens e ainda pensar na relação com o contexto e a realidade que cada um vive.
Após esse passo que está sendo desenvolvido baseados no resultado dessa meta, em surgindo questionamentos e opiniões serão anotados e reiniciado o debate então com a turma toda.
Certamente irão surgir novos interesses. A ideia é que dos debates saiam ideias que possam ser postas em prática no contexto da escola, familiar, social e individualmente.Na escola já havia a ‘Sacola Literária”.Na igreja que minha mãe congrega circula uma ‘’Sacola Literária”, entregue a uma família a cada semana com livros infantis juvenis e adulto, então foi só me apropriar da ideia e colocar em prática.
A professora Maria Cristina está desenvolvendo o Projeto: Sacola da leitura e Hora do Conto em que o público alvo são os Educandos e Família dos Educandos.
A duração do projeto será durante o ano letivo de 2017.
A justificativa do projeto é que vivemos hoje na era do conhecimento e da informação, portanto o projeto sacola da leitura vem promover o estimulo ao aluno e família o gosto pela leitura nos mais variados portadores de textos.
O objetivo Geral é o de estimular e despertar o interesse pela leitura.
Para desenvolver o projeto será utilizada uma metodologia, onde: a cada dois dias um aluno ira levar a sacola da leitura, nela vai conter diversos tipos de gêneros literários tais como: receitas, livro de histórias, informativos, reflexões para os pais etc., um caderno no qual a família vai registrar como foi realizada a atividade envolvendo a receita sugerida e também as demais envolvendo os variados tipos de portadores de leitura já mencionados acima.
Hora do conto e atividades diferenciadas: todas as segundas feira sera realizada uma hora do conto em conjunto com as outras duas turmas do primeiro ano,e assim auxiliando na integração entre elas, após a escolha do tema por eles, será realizada diversas atividades para a complementação da fixação dos conteúdos a serem desenvolvidos no decorrer da semana.
A avaliação ocorrerá de forma contínua e diária.
Em Síntese, nosso grupo representa bem o nome escolhido "Diversidades Educacionais". Pois trabalhamos com etapas de ensino diferentes, que vai desde a educação infantil (faixa etária 4 anos), passando pelo 1º , 2º ano e 5º ano do Ensino Fundamental e incluindo uma proposta que engloba o envolvimento e a vivência das famílias a partir das propostas pedagógicas escolares.
Entendemos que a leitura e a escrita e o aprender de forma significativa e prazerosa são bases teóricas que norteiam nossos projetos de aprendizagens e projetos de trabalhos em nossa atuação como docentes.
Portanto é possível destacar, segundo o que nos diz Paulo Freire, que: "Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante".
Olá Grupo!
ResponderExcluirEsta postagem permite conhecer o trabalho de cada integrante de forma articulada dentro do grupo. Entretanto, não ficou claro como cada uma trabalhou a Meta 2 em suas turmas, considerando o levantamento das dúvidas e certezas dos alunos sobre os projetos.
É muito importante que façam este registro e no coletivo do Blog possam refletir sobre suas ações e as tentativas de colocar na prática os projetos de aprendizagem.
Lembrem-se que a orientação é articular as reflexões individuais num texto coletivo do grupo e para isso devem criar UMA postagem para cada semana e todas as integrantes do grupo escrevem seus textos neste mesmo espaço, identificando com seu nome o trecho que escreveram.
Continuem com o belo trabalho!
Abraços,
Cátia
Mensagem ao grupo:
ResponderExcluirTendo em vista a apresentação realizada na semana do encontro presencial, quero ponderar alguns aspectos sobre os projetos:
- Trabalhar com literatura na escola supõe a formação de alunos/as leitores e, para tal, é muito importante conhecer o que gostam ou gostariam de ler;
- Num PA ou mesmo num projeto escolar é substancial que os/as alunos/as participem ativamente das atividades, inclusive podendo sugerir ações literárias de seu interesse;
- Como é avaliada a participação das famílias no projeto?
- A proposta de encenar as histórias partiu dos alunos? Há a possibilidade de que recriem histórias ou elaborem suas próprias histórias (partindo de suas realidades) para que sejam encenadas?
- Como é realizada a etapa de Dúvidas e Certezas sobre as obras trabalhadas? Em relação ao tema central da obra?
- Como vocês afirmam no texto postado "Entendemos que a leitura e a escrita e o aprender de forma significativa e prazerosa são bases teóricas que norteiam nossos projetos de aprendizagens e projetos de trabalhos em nossa atuação como docentes". Então, é preciso que a leitura leve à fruição, ao prazer...
Essas são algumas reflexões no sentido de fomentar que os projetos sejam efetivamente de incentivo à leitura, de espaço de criação, de fruição e de escrita de novas histórias pelos alunos/as.
Abraços.