terça-feira, 11 de julho de 2017

Quadro Referencial Plano de Ação.



Meta 1- Objetivos: Questões de pesquisa no  início do ano letivo elaboramos um projeto de leitura para contemplar  as três turma do 1° ano,  neste projeto sacola da leitura queremos  resgatar o prazer da leitura e escrita, integração das turmas,e o  envolvimento da  família. As  atividades  que trabalhamos junto com os alunos, envolvendo a    hora do conto, estas são realizada conforme o interesse e a necessidade da turma, oferecemos também outros portadores de textos como receitas , jornais, revistas e outros.

Meta 2- Objetivos: Dúvidas e Certezas,  quando este projeto foi elaborado tínhamos certeza da importância do mesmo para as turmas, o quanto ele iria contribuir para a construção da escrita e
leitura na alfabetização, porém quando começamos a coloca-lo em pratica  percebemos que  precisamos fazer uma pesquisa para  sabermos como estava sendo recebido o nosso projeto entre os alunos e familiares e foi por meio das respostas do  questionário que enviamos para as famílias que  montamos o nosso quadro das certezas e dúvidas.

Meta 3- Mapa Conceitual:  no momento que fomos construir o nosso mapa conceitual elaboramos o mesmo  também utilizando as respostas que recebemos do  questionário que enviamos para as famílias, nele havia questionamentos  de quais os temas que eles gostariam. Em  sala de aula cada aluno reafirmava as sua resposta na roda de conversa.

Meta 4-Plano de Ação:Colocamos em prática as atividades envolvendo o PA, toda a segunda -feira reunimos as turmas dos 1°anos, realizamos a hora do conto e a partir dai desenvolvemos as atividades  de alfabetização, também enviamos a cada dois dias a Sacola da Leitura com diversos portadores de textos e junto um caderno para que o aluno e família façam um pequeno relato como foi realizada  e recebida esta  atividade em sua casa,os registros podem serem feitos de diversas formas: escrita, desenhos, fotos etc

Meta 5-Objetivos: Como este PA é desenvolvido entre as três turmas dos 1°anos,  nós as professoras envolvidas, fizemos uma reflexão referente os objetivos propostos, realizamos  também uma atividade com os alunos para  que os mesmos  relatassem   pontos positivos e negativos. essa avaliação  realizada por ambas as partes foi bastante satisfatória, é claro que teremos que rever alguns pontos, pois no decorrer do processo  precisamos fazer alguns ajustes no nosso PA para o bom andamento do mesmo.

Postado por Maria Cristina





Um comentário:

  1. Maria Cristina, o Plano de Ação apresentado é bem sintético e retoma de forma global as etapas do projeto. No modelo que apresentamos no Moodle, pedimos alguns itens importantes e complementares que devem constar: objetivos, tempos, recursos e, ainda, os resultados das atividades desenvolvidas.
    Por exemplo quando você indica:

    Meta 4-Plano de Ação: Colocamos em prática as atividades envolvendo o PA, toda a segunda-feira reunimos as turmas dos 1°anos, realizamos a hora do conto e a partir dai desenvolvemos as atividades de alfabetização, também enviamos a cada dois dias a Sacola da Leitura com diversos portadores de textos e junto um caderno para que o aluno e família façam um pequeno relato como foi realizada e recebida esta atividade em sua casa, os registros podem serem feitos de diversas formas: escrita, desenhos, fotos etc.

    É importante analisar e refletir sobre a participação e envolvimento das famílias com o PA: Deram retorno? Se envolveram? Quais os relatos que voltavam?

    Meta 5 -Objetivos: Quais foram os objetivos?
    Como este PA é desenvolvido entre as três turmas dos 1°anos, nós as professoras envolvidas, fizemos uma reflexão referente os objetivos propostos (Qual a reflexão?), realizamos também uma atividade com os alunos para que os mesmos relatassem pontos positivos e negativos (Quais foram os apontamentos doas alunos/as?). Essa avaliação realizada por ambas as partes foi bastante satisfatória, é claro que teremos que rever alguns pontos (Quais os pontos que precisam ser revistos?), pois no decorrer do processo precisamos fazer alguns ajustes no nosso PA para o bom andamento do mesmo.

    O blog é esse espaço de análise e reflexão e o PA sempre está melhorando, pois é um processo de aprendizagem em movimento.

    Faço os questionamentos para que percebam a necessidade de analisar o processo, não apenas descrevendo-os de forma genérica.

    Abraços.

    ResponderExcluir