O Projeto de Aprendizagem se apresenta, por meio da resolução de questionamentos, curiosidades e necessidades. Através de pesquisas, investigação, e do prazer em descobrir e experimentar o conhecimento. O projeto de aprendizagem é construído de forma colaborativa, com enfoque voltado na realidade da criança.
Para nos auxiliar no entendimento desta definição, a autora FAGUNDES (Org.) nos informa que:
“... projeto de aprendizagem significa desenvolver atividades de investigação sobre uma questão que nos “incomoda”, desperta nossa atenção, excita nossa curiosidade. Isso pode se realizar de maneira individual ou em pequenos grupos de trabalho. O resultado material é uma coleção articulada de documentos produzidos através de levantamentos, debates, reflexões, sínteses, etc., utilizando diferentes linguagens de representação”. (FAGUNDES (Org.): 2006).
O Projeto de Aprendizagem, estabelece que: alunos e professores, em cooperação ou individualmente, escolhem o tema de estudo; o contexto estudado estará de acordo com a realidade do aluno; o aprendizado satisfaz a curiosidade, o desejo e a vontade do aprendiz; a tomada de decisões acontece de forma heterárquica; as definições de regras, direções e atividades são elaboradas pelo grupo, consenso de alunos e professores; segue o paradigma de construção do conhecimento; o professor tem o papel de estimulador/orientador e o aluno o papel de agente.
O Projeto de Ensino, compreende que: a escolha do tema de estudo parte do professor; a tomada de decisões acontece de forma hierárquica; as definições de regras, direções e atividades são impostas pelo sistema; alunos cumprem determinações sem optar; segue o paradigma de transmissão do conhecimento; o professor tem o papel de agente e o aluno o papel de receptor.
O Projeto de Ação estabelece quais as propostas de atividades que serão organizadas com a turma/equipe.
Leituras indicadas pela interdisciplina:
Referências
Vidiella, Antoni Zabala. La Práctica educativa - Cómo enseñar. 2007.
Hernández, Fernando. Transgressão e mudança na educação - os projetos de trabalho. ARTMED, 1998.
Fagundes, Léa da Cruz (Org.). Aprendizagens do futuro: as inovações começaram! Ministério da Educação.
Fagundes, Léa da Cruz (Org.). Projetos de Aprendizagem - Uma experiência mediada por ambientes telemáticos.
OLá meninas, esta postagem que foi iniciada no domingo é importante que consigam trabalhar colaborativamente, pois ela é fundamental para compreender e refletir a prática que agora vocês se propõem a partir da meta 1. Neste sentido, a participação do grupo é essencial. Algumas já deram partida aos projetos e temos neste grupo uma grande diversidade, o que é bom..pois poderá sempre produzir trocas, tensões e opiniões que mostram que a práxis educativa tem uma complexidade para além do que inicialmente pode ser descrito. Por isso, peço que finalizem esta pequena tarefa, pois ela é basilar para a Meta 1 antes de avançarem. Percebo que como grupo grande, nem todas estão conseguindo trabalhar no mesmo ritmo, e acredito que seja necessário entre vocês uma reunião virtual para discutir os tempos e as organizações que farão enquanto grupo, não é mesmo?
ResponderExcluirseguimos....