domingo, 16 de abril de 2017

Liris, em 16/04/17




PROJETO SACOLA LITERARIA

 O Projeto sacola Literária, vem acrescentar mais um meio de incentivar a leitura e pesquisa,  a proporcionar estímulo aos alunos da escola Estadual Érico Veríssimo de Sapucaia do Sul onde assumo 5º ano, com 26 alunos. Já tendo iniciado o projeto “Sacola Literária, o que veio viabilizar o meu trabalho acadêmico. A conquista do gosto pela leitura e consequente acesso a informação e ao conhecimento deve vir através do esforço escolar, familiar e social.

A construção do conhecimento passa pela aquisição de novas idéias; que vindas e compartilhadas com professores, colegas e pais através da leitura abre as comportas para que o saber seja efetivado, a imaginação ampliada, a busca pela informação incentivada, o entretenimento proporcionando prazer, permitindo voar, construir com a imaginação e tendo acesso a informações para construção dos conhecimentos.

A Sacola Literária está sendo uma supridora pra obtenção de estimulo e prazer já que através da leitura passa haver maior integração social, o incentivo a leitura de jornais, revista, etc, ampliando e tendo nova visão do mundo e nele se integrando.

OBJETIVO DA SACOLA LITERARIA: A literatura oferecida tem por finalidade incentivar o gosto pela leitura, desenvolver a criticidade, descobrir perspectivas para o contexto social, como participantes conscientes do mesmo.

Anexos da sacola vermelha:















3 comentários:

  1. Liris, fiquei curiosa em saber como surgiu o projeto Sacola Literária? A literatura é um excelente dispositivo de aprendizagens. Percebo que o projeto prevê a participação ativa das/os alunas/os e das famílias, atingindo um dos objetivos do Projeto de Aprendizagem: práticas em que os pensamentos e as aprendizagens se dão de forma colaborativa e integrada com a comunidade escolar. No projeto de trabalho, conforme Hernández (1998) um objetivo subjacente aparece: as mudanças no currículo e nas práticas escolares através da expansão da sala de aula para além dela mesma, se tornando um ambiente dinâmico, interativo. Nesse sentido, os docentes (re)pensam suas práticas e suas relações com os conhecimentos e aprendizagens. Quais os pontos em comum que você percebe entre a proposta de Hernández (1998) nos Projetos de Trabalho, a proposta de Vidiella (2008) dos métodos globalizados e os Projetos de Aprendizagem? Qual o próximo passo de seu PA? Como foi desenvolvida a Meta 1 e como pretende desenvolver a Meta 2? Aguardo suas novas postagens. Seguimos em diálogo. Avante! Abraço, Aline Hernandez.

    ResponderExcluir
  2. uma observação técnica...algumas imagens não estão aparecendo, pode ser um erro de upload...podem verificar?

    ResponderExcluir
  3. Liris, a proposta de projeto "sacola literária" é sem dúvida um método globalizador, mas ele não é um projeto de aprendizagem, e sim de outro tipo. Qual seria? Fiquei interessada em saber o motivo desta proposta, era algo que já estava no planejamento escolar do quinto ano?

    ResponderExcluir