segunda-feira, 1 de maio de 2017

Reflexões sobre Construção do Projeto de Aprendizagem da Turma Infantil II

O Projeto de Aprendizagem, estabelece que: alunos e professores, em cooperação ou individualmente, escolhem o tema de estudo; o contexto estudado estará de acordo com a realidade do aluno; o aprendizado satisfaz a curiosidade, o desejo e a vontade do aprendiz; a tomada de decisões acontece de forma heterárquica; as definições de regras, direções e atividades são elaboradas pelo grupo, consenso de alunos e professores; segue o paradigma de construção do conhecimento; o professor tem o papel de estimulador/orientador e o aluno o papel de agente.
O Projeto de Ensino, compreende que: a escolha do tema de estudo parte do professor; a tomada de decisões acontece de forma hierárquica; as definições de regras, direções e atividades são impostas pelo sistema; alunos cumprem determinações sem optar; segue o paradigma de transmissão do conhecimento; o professor tem o papel de agente e o aluno o papel de receptor.
 Neste ano letivo atuarei com o Projeto de Aprendizagem: “Caixa de Brinquedos: Um Universo Infantil”, na turma Infantil II (faixa etária 4 anos) na Escola Municipal de Educação Infantil Jardim Verde no município de São Leopoldo/RS.

Inicialmente foi intitulado Projeto de Ensino, por falta de compreensão das diferenças conceituais entre Projeto de Ensino e Projeto de Aprendizagem, devido às leituras e o estudo indicativo na interdisciplina compreende-se que o trabalho pedagógico que irá nortear a ação educativa na turma Infantil II irá ser considerado um Projeto de Aprendizagem, devido ao seu contexto de formação e prática envolver: a opinião dos alunos, a expressão de suas necessidades (pesquisa realizada com gravação audiovisual), organização pré-disposta para que os alunos construção seu conhecimento e decidam sobre a temática a ser trabalhada na próxima semana, por exemplo.
            Tema: Brincadeiras Infantis
            Título: “Caixa de Brinquedo: um Universo Infantil”
Objetivo Geral: Proporcionar atividades na área de ludicidade, música, diversidade cultural, linguagem oral e escrita, teatro, conhecimento lógico – matemático e científico, dança e literatura infantil; respeitando a individualidade de cada criança e os seus interesses, visando a formação de uma autoimagem positiva e a vivência de descobertas, através do desenvolvimento de propostas de trabalho que envolvam o grupo de crianças e suas respectivas famílias.
            Atividades e propostas: estão sendo desenvolvidas e programadas, com auxílio das crianças e de acordo com suas necessidades e curiosidades e, conforme aconteçam, serão anexadas ao Projeto de Aprendizagem para divulgação das mesmas, bem como, para registrarmos nossas descobertas e aprendizagens.
  Avaliação: será participativa, onde as crianças expressam suas reflexões sobre as aprendizagens realizadas e sobre as dúvidas ou necessidades e curiosidades que ainda restam. O registro será feito diariamente através de observações, gravações audiovisuais, fotografias e experimentações com as crianças. Os registros também serão para divulgação das atividades desenvolvidas e para a construção do “Parecer Descritivo Individual” que será feito, semestralmente, e entregue aos responsáveis de cada criança.

Um comentário:

  1. Ótimo, muitas vezes nos prendemos ao conceito e não observamos com atenção nossas práticas. O dar-se conta sobre um processo pedagógico que se desdobra num PA é importante, principalmente como aluna do PEAD.
    Como o projeto vem acontecendo? Como foi a etapa de pesquisa das dúvidas e certezas?

    Abraços.

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