O
Projeto de Aprendizagem, estabelece que: alunos e professores, em cooperação ou
individualmente, escolhem o tema de estudo; o contexto estudado estará de
acordo com a realidade do aluno; o aprendizado satisfaz a curiosidade, o desejo
e a vontade do aprendiz; a tomada de decisões acontece de forma heterárquica;
as definições de regras, direções e atividades são elaboradas pelo grupo,
consenso de alunos e professores; segue o paradigma de construção do
conhecimento; o professor tem o papel de estimulador/orientador e o aluno o
papel de agente.
O
Projeto de Ensino, compreende que: a escolha do tema de estudo parte do professor;
a tomada de decisões acontece de forma hierárquica; as definições de regras,
direções e atividades são impostas pelo sistema; alunos cumprem determinações
sem optar; segue o paradigma de transmissão do conhecimento; o professor tem o
papel de agente e o aluno o papel de receptor.
Inicialmente
foi intitulado Projeto de Ensino, por falta de compreensão das diferenças
conceituais entre Projeto de Ensino e Projeto de Aprendizagem, devido às
leituras e o estudo indicativo na interdisciplina compreende-se que o trabalho
pedagógico que irá nortear a ação educativa na turma Infantil II irá ser considerado
um Projeto de Aprendizagem, devido ao seu contexto de formação e prática
envolver: a opinião dos alunos, a expressão de suas necessidades (pesquisa
realizada com gravação audiovisual), organização pré-disposta para que os
alunos construção seu conhecimento e decidam sobre a temática a ser trabalhada
na próxima semana, por exemplo.
            Tema: Brincadeiras Infantis
            Título: “Caixa de Brinquedo: um
Universo Infantil”
Objetivo
Geral: Proporcionar
atividades na área de ludicidade, música, diversidade cultural, linguagem oral
e escrita, teatro, conhecimento lógico – matemático e científico, dança e
literatura infantil; respeitando a individualidade de cada criança e os seus
interesses, visando a formação de uma autoimagem positiva e a vivência de
descobertas, através do desenvolvimento de propostas de trabalho que envolvam o
grupo de crianças e suas respectivas famílias.
            Atividades e propostas: estão sendo
desenvolvidas e programadas, com auxílio das crianças e de acordo com suas
necessidades e curiosidades e, conforme aconteçam, serão anexadas ao Projeto de
Aprendizagem para divulgação das mesmas, bem como, para registrarmos nossas
descobertas e aprendizagens.
  Avaliação: será participativa, onde as crianças
expressam suas reflexões sobre as aprendizagens realizadas e sobre as dúvidas
ou necessidades e curiosidades que ainda restam. O registro será feito
diariamente através de observações, gravações audiovisuais, fotografias e
experimentações com as crianças. Os registros também serão para divulgação das
atividades desenvolvidas e para a construção do “Parecer Descritivo Individual”
que será feito, semestralmente, e entregue aos responsáveis de cada criança. 

 
Ótimo, muitas vezes nos prendemos ao conceito e não observamos com atenção nossas práticas. O dar-se conta sobre um processo pedagógico que se desdobra num PA é importante, principalmente como aluna do PEAD.
ResponderExcluirComo o projeto vem acontecendo? Como foi a etapa de pesquisa das dúvidas e certezas?
Abraços.