terça-feira, 20 de junho de 2017

Meta 3 Postada no Fórum

A finalidade do Mapa Conceitual é promover a organização dos planos para pesquisa, uma representação gráfica para esquematizar as informações obtidas para elaboração de uma pesquisa.
Os Mapas Conceituais foram desenvolvidos "nos anos 70 por Joseph Novack, 2003. Ele define Mapa Conceitual como uma ferramenta para organizar e representar conhecimento".
Conforme o texto lido o Mapa conceitual pode ser considerado como uma representação do que você considera saber sobre determinado assunto.
Para iniciar uma pesquisa o mapa é o ponto de partida. E para iniciar o mapa primeiro é necessário escolher uma pergunta e a primeira palavra que colocamos no mapa é a resposta a esta pergunta. As demais palavras-chave devem estar relacionadas com as anteriores.
Mesmo após concluído, os mapas conceituais podem ser modificados quantas vezes forem necessárias.
Na construção do mapa conceitual vamos achando os pontos a seguir no projeto de maneira que este tenha  um objetivo significativo na aprendizagem, sendo este de suma importância para o desenvolvimento do PP(Projeto Pedagógico), pois através destes mapas que iremos construir o conhecimento e aprofundar  a organização das pesquisas. 
Um mapa conceitual nunca está inteiramente acabado. Nosso conhecimento sobre o assunto está em constante transformação e pode ser usado como ponto de partida para uma nova pesquisa. A medida que o mapa conceitual vai sendo ampliado, novos conceitos vão sendo analisados e acrescentados a pesquisa. A busca de elementos que auxiliam na elaboração do mapa, nós permitem compreender melhor o processo de elaboração da pesquisa. 
A construção do mapa conceitual não é um trabalho fácil, ele é um desafio muito rico, pois demanda  bastante pesquisa, e a medida que vamos analisando os mesmos, encontramos diversas modificações que podemos realizar ao longo do processo, e quanto mais nos aprofundamos no assunto outros conceitos vão surgindo podendo assim auxiliar a nossa avaliação do  projeto de aprendizagem. 
Podemos utilizar os mapas conceituais como uma ferramenta de aprendizagem em que possibilite uma nova fonte de registros das experiências e dos estudos realizados. Podendo ser utilizado tanta na área de ensino (planejamentos) como na formalização das aprendizagens (pesquisas educacionais).
Como já citamos, anteriormente, a definição de mapa conceitual, segundo seu criador, o pesquisador norte-americano Joseph Novak, é: "uma ferramenta para organizar e representar conhecimento".
Quando utilizamos este recurso para registrar as aprendizagens juntamente com as crianças, percebemos de imediato a compreensão deles, existente ou não diante da proposta pedagógica desenvolvida com a turma. Deste modo, surgem as proposições e os registros das pesquisas pedagógicas com organização e de acordo com a temporalidade escolar. Inúmeras são as conquistas para a educação escolar no uso de mapas conceituais como um instrumento eficaz e dinâmico de registro.
Utilizando o conceito de organização do conhecimento registrado através dos mapas conceituais, realizamos uma representação resumindo quais as Propostas Pedagógicas que envolvem, neste semestre letivo, o nosso grupo Diversidades Educacionais.

Um comentário: