A finalidade do Mapa Conceitual é promover a organização dos planos para pesquisa, uma representação gráfica para esquematizar as informações obtidas para elaboração de uma pesquisa.
Os Mapas Conceituais foram desenvolvidos " nos anos 70 por Joseph Novack, 2003. Ele define Mapa Conceitual como uma ferramenta para organizar e representar conhecimento."
Conforme o texto lido o Mapa conceitual pode ser considerado como uma representação do que você considera saber sobre determinado assunto.
Para iniciar uma pesquisa o mapa é o ponto de partida. E para iniciar o mapa primeiro é necessário escolher uma pergunta, e a primeira palavra que colocamos no mapa é a resposta a esta pergunta. As demais palavras-chave devem estar relacionadas com as anteriores.
Mesmo após concluído podem ser modificados quantas vezes forem necessárias.
Na construção do mapa conceitual vamos achando os pontos a seguir no projeto de maneira que este tenha um objetivo significativo na aprendizagem, sendo este de suma importância para o desenvolvimento do PP, pois através destes mapas que iremos construir o conhecimento e aprofundar a organização das pesquisas
Um mapa conceitual nunca está inteiramente acabado. Nosso conhecimento sobre o assunto está em constante transformação, e pode ser usado como ponto de partida para uma nova pesquisa. A medida que o mapa conceitual vai sendo ampliado, novos conceitos vão sendo analisados e acrescentados a pesquisa.A busca de elementos que auxiliam na elaboração do mapa, nós permitem compreender
melhor o processo de elaboração da pesquisa.
A construção do mapa conceitual não é um trabalho fácil, ele é um desafio muito rico pois demanda bastante pesquisa, e a medida que vamos analisando os mesmos,encontramos diversas modificações que podemos realizar ao longo do processo, e quanto mais nos aprofundamos no assunto outros conceitos vão surgindo podendo assim auxiliar a nossa avaliação do projeto de aprendizagem.
Podemos utilizar os mapas conceituais como uma ferramenta de aprendizagem em que possibilite uma nova fonte de registros das experiências e dos estudos realizados. Podendo ser utilizado tanta na área de ensino (planejamentos) como na formalização das aprendizagens (pesquisas educacionais).
A definição de mapa conceitual, segundo seu criador, o pesquisador norte-americano Joseph Novak, é: "uma ferramenta para organizar e representar conhecimento".
Quando utilizamos este recurso para hhhregistrar as aprendizagens juntamente com as crianças, percebemos de imediato a compreensão existente ou não diante da proposta pedagógica desenvolvida com a turma. Deste modo, surgem as proposições e os registros das pesquisas pedagógicas com organização e de acordo com a temporalidade escolar. Inúmeras são as conquistas para a educação escolar no uso de mapas conceituais como um instrumento eficaz e dinâmico de registro.
Referências: Mapas conceituais e uma proposta de categorias construtivistas para seu uso na avaliação da aprendizagem, Dutra, Ítalo Modesto.
FARIA, de Wilson. Mapas Conceituais: aplicações ao ensino, currículo e avaliação. São Paulo: EPU - Temas Básicos de Educação e Ensino, 1985.
melhor o processo de elaboração da pesquisa.
A construção do mapa conceitual não é um trabalho fácil, ele é um desafio muito rico pois demanda bastante pesquisa, e a medida que vamos analisando os mesmos,encontramos diversas modificações que podemos realizar ao longo do processo, e quanto mais nos aprofundamos no assunto outros conceitos vão surgindo podendo assim auxiliar a nossa avaliação do projeto de aprendizagem.
Podemos utilizar os mapas conceituais como uma ferramenta de aprendizagem em que possibilite uma nova fonte de registros das experiências e dos estudos realizados. Podendo ser utilizado tanta na área de ensino (planejamentos) como na formalização das aprendizagens (pesquisas educacionais).
A definição de mapa conceitual, segundo seu criador, o pesquisador norte-americano Joseph Novak, é: "uma ferramenta para organizar e representar conhecimento".
Quando utilizamos este recurso para hhhregistrar as aprendizagens juntamente com as crianças, percebemos de imediato a compreensão existente ou não diante da proposta pedagógica desenvolvida com a turma. Deste modo, surgem as proposições e os registros das pesquisas pedagógicas com organização e de acordo com a temporalidade escolar. Inúmeras são as conquistas para a educação escolar no uso de mapas conceituais como um instrumento eficaz e dinâmico de registro.
Referências: Mapas conceituais e uma proposta de categorias construtivistas para seu uso na avaliação da aprendizagem, Dutra, Ítalo Modesto.
FARIA, de Wilson. Mapas Conceituais: aplicações ao ensino, currículo e avaliação. São Paulo: EPU - Temas Básicos de Educação e Ensino, 1985.
Os comentários sobre as sínteses grupais e colaborativas estão no Fórum do Moodle. Meninas, considerem meu questionamentos como provocações e desafios para avançarmos em análises e reflexões. Sei que a escrita é uma tarefa árdua, no sentido de que às vezes escrevemos, mas não explicamos suficientemente aos leitores nossas ideias. No caso desse grupo percebo o compromisso que tiveram com a interdisciplina e com as tarefas, sempre desenvolvendo e aprimorando as atividades. Abraços.
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