quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Meta 5 - Plano de Ação Ana Necchi - Projeto de Ensino Caixa de Brinquedos: Um Universo Infantil



UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – MODALIDADE A DISTÂNCIA


Ana Paula Necchi Ribeiro
Plano de Ação (Meta 4)

Projeto “Caixa de Brinquedos: Um Universo Infantil”
Escola Municipal de Educação Infantil Jardim Verde

Quadro Referencial sobre o Plano de Ação:

METAS
OBJETIVOS
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
ATIVIDADES REALIZADAS
Meta 1 - Questões de Pesquisa
Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um Projeto de Aprendizagem na turma
04/04 a 10/04
Através da realização de uma pesquisa audiovisual, dialoguei com as crianças, perguntando “O que você quer aprender/fazer na escola”?

“O que quero aprender/estudar na escola: brincar... jogar bola... mágica... não quero aprender nada... fazer chimarrão com minha mãe... lavar a louça... lutar... mexer no computador... brincar de Super Herói... dormir... atividade... correr devagarinho... brincar de palhaço... avião e helicóptero... brincar e se divertir... desenhar... pintar... escorregar... dar cambalhota... cantar... histórias... brincar de pega-pega e esconde-esconde...”.
1)    Inicialmente realizei uma conversa mais descontraída com a turma na rodinha e combinamos que eles iriam brincar de responder uma entrevista e que nós iriamos filmá-los,
2)    Depois nos organizamos para que individualmente as crianças respondessem o questionamento sugerido
3)    Depois do registro da opinião dos alunos eles assistiram a opinião de todos e fizeram um registro gráfico.
Meta 2 - Dúvidas e Certezas
Esta etapa não foi cumprida na proposta, pois desde o início eu me perdi no entendimento de propor o formato de Projeto de Aprendizagem e acabei propondo (como era habitual para mim) um formato de Projeto de Ensino. Triste que só me dei conta destas potencialidades ao elaborara o Relatório Final e reforcei esta constatação na apresentação do Workshop. Hoje entendendo melhor esta dinâmica vejo que poderíamos ter aproveitado muito mais e que a turma Infantil II irá se beneficiar no segundo semestre, pois irei resgatar estas aprendizagens adquiridas no semestre e coloca-las em prática (ainda que tardiamente para o nosso Eixo V, mas pelo menos não ficarão esquecidas nas minhas gavetinhas de conhecimentos).
Não foi proposta esta organização do Quadro de Certezas e Dúvidas
-----
-----
Meta 3 – Mapa Conceitual
O Mapa Conceitual foi construído por mim, em conjunto com minha colega do outro turno, em debate sobre a pesquisa audiovisual realizada e assistida por nós e também pelas crianças para montagem do Projeto “Caixa de Brinquedos: Um Universo Infantil”. Deste modo, sintetizamos no formato de Mapa Conceitual as abordagens e relacionamos as possibilidades de aprendizagens.


29/05 a 05/06
A partir de nossas conversas e, depois de assistirmos novamente a pesquisa audiovisual realizada com os alunos e relermos o Projeto de Ensino criado conseguimos criar o Mapa Conceitual representando as principais ideias a serem abordadas na ações pedagógicas.
Foi uma atividade realizada com as professoras titulares, sem a participação efetiva das crianças nesta etapa.
Meta 4 – Plano de Ação
Elaborei o Plano de Ação, posteriormente,  revendo as etapas/metas já desenvolvidas e as atividades por desenvolver, a fim de que neste segundo semestre letivo eu possa colocar em prática um planejamento e a executar de fato um Projeto de Aprendizagem com a turma Infantil II, pois desta vez, foi realizado um Projeto de Ensino.
03/06 a 03/08
As ações do Projeto aconteceram de fato a partir do dia 17/04, quando o projeto saiu do papel e passou a ser ação dentro do espaço escolar.
Envolvidas num ambiente desafiador e lúdico, as crianças do Infantil II se envolveram nas seguintes atividades:
- Oficina culinária;
- Produções audiovisuais de cantiga folclórica (A Linda Rosa Juvenil);
- Confecção de brinquedos com sucatas (bilboquês);
- Circuitos motores;
- Passeio pedagógico no Parque Imperatriz (Pracinha e Pic Nic);
- Produções artísticas com tintas, esponjas, colagens e recortes;
- Atividades musicais recreativas e jogos cooperativos.

Meta 5 - Relatório
Desenvolver, com base no Plano de Ação, análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA.
03/07 a 03/08
Esta reflexão, como já fui citando ao longo da construção deste Plano de Ação, foi realizada apenas por mim, pois eu, infelizmente não consegui cumprir a meta principal deste semestre na interdisciplina Projetos Pedagógicos em Ação que foi aplicar a metodologia de Projeto de Aprendizagem na turma Infantil II ou nas outras turmas em que atuei no ensino fundamental antes de assumir a Articulação Pedagógica do Programa Novo Mais Educação 2017 (manhã).
No segundo semestre, vou desenvolver um ou mais Projetos de Aprendizagens com eles, para ampliar meu foco de atuação e também para me permitir inovar em sala de aula, pois vejo que estou muito presa a crenças, ideologias e a um sistema de ensino em que o professor ensina e a criança “aprende”, é preciso ainda que eu me modifique na prática, pois na teoria eu quero ser uma professora reflexiva, atuante em sala de aula como uma mediadora das aprendizagens das crianças, mas na prática eu ainda centro muito da tomada de decisões em mim. É um caminho a ser trilhado com dedicação e muita reflexão sobre as práticas pedagógicas cotidianas que desenvolvemos nas turmas e níveis de ensino em que atuo.
------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário