Alunas da Turma
B: Géssica Sielichow, Izabel Miranda, Líris Bravo e Maria Cristina.
Aluna da Turma
E: Ana Paula Necchi Ribeiro.
SÍNTESE FINAL
INTRODUÇÃO
Este
trabalho faz parte de uma atividade proposta na interdisciplina Projeto Pedagógico
em Ação no PEAD/UFRGS.
Nosso
objetivo principal é relatar, a partir da interação com as ações propostas nas
Metas 1, 2, 3, 4 e 5 deste semestre letivo: as nossas aprendizagens, trocas de
experiências e todas as considerações pessoais e coletivas que consideramos
pertinentes para exemplificar a nossa prática reflexiva desta etapa da
proposta.
DESENVOLVIMENTO
De
acordo com a proposta de trabalho para registro das atividades desenvolvidas
durante os estudos da interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação criamos o
Blog: Diversidades Educacionais – Projetos de Aprendizagem 2017/1.
Disponível
no link: http://asdiversidadeseducacionais.blogspot.com.br/
O Projeto
de Aprendizagem se apresenta, por meio da resolução de questionamentos, curiosidades
e necessidades. Através de pesquisas, investigação, e do prazer em descobrir e
experimentar o conhecimento. O projeto de aprendizagem é construído de forma
colaborativa, com enfoque voltado na realidade da criança.
Para
nos auxiliar no entendimento desta definição, a autora FAGUNDES (Org.) nos
informa que:
“... projeto de aprendizagem significa
desenvolver atividades de investigação sobre uma questão que nos “incomoda”,
desperta nossa atenção, excita nossa curiosidade. Isso pode se realizar de maneira
individual ou em pequenos grupos de trabalho. O resultado material é uma
coleção articulada de documentos produzidos através de levantamentos, debates,
reflexões, sínteses, etc., utilizando diferentes linguagens de representação”.
(FAGUNDES (Org.): 2006).
O
Projeto de Aprendizagem, estabelece que: alunos e professores, em cooperação ou
individualmente, escolhem o tema de estudo; o contexto estudado estará de
acordo com a realidade do aluno; o aprendizado satisfaz a curiosidade, o desejo
e a vontade do aprendiz; a tomada de decisões acontece de forma heterárquica;
as definições de regras, direções e atividades são elaboradas pelo grupo,
consenso de alunos e professores; segue o paradigma de construção do
conhecimento; o professor tem o papel de estimulador/orientador e o aluno o
papel de agente.
O
Projeto de Ensino, compreende que: a escolha do tema de estudo parte do
professor; a tomada de decisões acontece de forma hierárquica; as definições de
regras, direções e atividades são impostas pelo sistema; alunos cumprem
determinações sem optar; segue o paradigma de transmissão do conhecimento; o
professor tem o papel de agente e o aluno o papel de receptor.
O
Projeto de Ação estabelece quais as propostas de atividades que serão
organizadas com a turma/equipe.
Na
formação do grupo nos organizamos, dialogando através do WhatsApp. Deste mesmo
modo realizamos as combinações sobre as postagens no Blog e atualizamos umas às
outras sobre o andamento das postagens, bem como sobre o entendimento das
leituras sugeridas e sobre as dificuldades encontradas no processo.
Demoramos
umas duas semanas para ler e reler as atividades iniciais e nos compreendermos
a proposta que deu início à Meta 1. Aos poucos, fomos dialogando e nos
apropriando das explicações da tutora e das professoras e retomando nossas
postagens para organizar nosso Blog e nossas ideias e, deste modo, nos
organizamos enquanto grupo e, aos poucos, fomos cumprindo, meta a meta as
etapas propostas pela interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação.
Entendemos
que parar e realizar uma reflexão nesta etapa do processo está sendo de
fundamental importância para nossa organização e reflexão.
Assim,
nos reorganizamos nas postagens do Blog e colocamos nossa ação em pauta,
retomando o que estamos fazendo na escola, relacionando às leituras sugeridas
na interdisciplina e ao trabalho que cada uma está desenvolvendo com suas
turmas na escola.
Tendo
em vista que desenvolvemos diferentes projetos, destacaremos, a seguir, algumas
especificidades de cada um deles e como foram desenvolvidos neste período na
escola de autuação de cada uma de nós:
*Ana Necchi
Síntese do Projeto "Caixa de
Brinquedos: um Universo Infantil" no 1° Semestre de 2017.
Envolvidas num
ambiente desafiador e lúdico, as crianças do Infantil II se envolveram nas
seguintes atividades:
- oficina culinária;
- produções audiovisuais de cantiga folclórica (A Linda Rosa Juvenil);
- confecção de brinquedos com sucatas (bilboquês);
- circuitos motores;
- passeio pedagógico no Parque Imperatriz (Pracinha e Pic Nic);
- produções artísticas com tintas, esponjas, colagens e recortes;
- atividades musicais recreativas e jogos cooperativos.
- produções audiovisuais de cantiga folclórica (A Linda Rosa Juvenil);
- confecção de brinquedos com sucatas (bilboquês);
- circuitos motores;
- passeio pedagógico no Parque Imperatriz (Pracinha e Pic Nic);
- produções artísticas com tintas, esponjas, colagens e recortes;
- atividades musicais recreativas e jogos cooperativos.
As crianças e as
famílias se comprometeram desde a produção da escrita das primeiras propostas
do Projeto até a vivência de cada atividade. Seguiremos com o Projeto durante o
2° Semestre de 2017, pois entendemos que o tema ainda não se esgotou e que
teremos, ainda, muitas experiências pedagógicas prazerosas e lúdicas para
vivenciar.
*Géssica
Como reflexão final
destaco a participação da turma no projeto, de inicio alguns ficaram um pouco
tímidos ao participar e contar as histórias escolhidas, mas, com o passar dos
dias todos foram contribuindo de alguma forma. Seja contando sua história,
ajudando os colegas na montagem do cenário, fazendo perguntas. Todos se
envolveram e com certeza esta aprendizagem foi bastante significativa para toda
a turma, inclusive para a professora.
*Líris
Ao
iniciarmos os trabalhos com projetos nos deparamos com diversos temas,
abordagens e interesses dos alunos e adequar o conteúdo da
interdisciplina ao contexto de cada participante do grupo, foi o ponto
inicial. Meu Projeto de Aprendizagem foi desenvolvido com os alunos do 5º ano e
teve participação ativa dos grupos formados no desenvolvimento do trabalho, na
busca das informações e nos debates. O trabalho permitiu a interação
alunos-professor, professor-alunos e ambos com a aprendizagem. Cada grupo
executou suas tarefas com entusiasmo.
*Maria Cristina
Refletindo
sobre este PA, acredito que minha tarefa como professora seja levar o aluno ao
mundo da leitura que é, também, socializar e compartilhar. Aproveitando a
curiosidade das crianças desenvolvemos um projeto de prática de leitura das
turmas do 1° anos, levando em consideração suas necessidades e interesses para
desta forma resgatar o gosto pela leitura, Além disso, é importante destacar
que o processo de construção do leitor inicia nos primeiros
contatos da criança com a linguagem e com a escrita observando outras
pessoas escreverem , ouvindo histórias e da sua interação com
objetos escritos.Formar leitores não é uma tarefa fácil e não se
restringe apenas á escola, aos professores, e uma tarefa de toda a
sociedade, foi observando isto é que este PA veio preencher esta lacuna,
colocando as famílias como parceiros , as atividades foram divididas e todos os
envolvidos participarem efetivamente, cooperando com as tarefas que eram
enviadas para casa e assim o aluno se sentia estimulado a realizar com
dedicação as atividades propostas também em sala de aula, com toda
comunidade escolar integrada neste projeto é que foi determinante para
atingir os objetivos.
*Izabel
Refletindo
sobre este PA, acredito que minha tarefa como professora seja levar o aluno ao
mundo da leitura que é, também, socializar e compartilhar. Aproveitando a
curiosidade das crianças desenvolvemos um projeto de prática de leitura das
turmas do 1° anos, levando em consideração suas necessidades e interesses para
desta forma resgatar o gosto pela leitura. Além disso, é importante destacar
que o processo de construção do leitor inicia nos
primeiros contatos da criança com a linguagem e com a escrita observando
outras pessoas escreverem, ouvindo histórias e da sua interação com objetos
escritos. Formar leitores não é uma tarefa fácil e não se restringe apenas á
escola, aos professores, e uma tarefa de toda a sociedade, foi observando
isto é que este PA veio preencher esta lacuna, colocando as famílias como
parceiros , as atividades foram divididas e todos os envolvidos participarem
efetivamente, cooperando com as tarefas que eram enviadas para casa e
assim o aluno se sentia estimulado a realizar com dedicação as atividades
propostas também em sala de aula, com toda comunidade escolar integrada
neste projeto é que foi determinante para atingir os objetivos.
No
trabalho desenvolvido foi vivenciado o crescimento dos grupos e o interesse na
busca de informações e nos debates para execução do projeto. Identificamos que
cada uma apresenta uma realidade diferente na vivência dos seus Projetos de
Aprendizagem e de Ensino, em suas escolas de atuação.
CONCLUSÃO
Destacamos,
em síntese, que apesar de o grupo Diversidades Educacionais ter apresentado
propostas de projetos de aprendizagem bem distintos em diferentes níveis de
atuação, é semelhante em todos os Projetos de Aprendizagens desenvolvidos a
preocupação latente existente entre as professoras cursistas do PEAD em buscar
novas possibilidades para ampliar e enriquecer um fazer pedagógico de qualidade
em suas respectivas escolas de atuação.
Como
bem nos exemplifica o texto sugerido para leitura na interdisciplina: ‘A
Organização do Espaço em Sala de Aula e Suas Implicações na Aprendizagem
Cooperativa’ na defesa de
Slavin (2003), um dos fundadores da aprendizagem cooperativa, é importante que
se entenda que: “os métodos de aprendizagem cooperativa são estratégias
educativas, estruturadas e sistemáticas que podem ser usadas em qualquer nível
de ensino e na maior parte das disciplinas/áreas curriculares”.
Portanto é
refletindo sobre a caracterização da aprendizagem cooperativa, encontramos nos
estudos de ARENDS (2008 p. 345) fontes de pesquisa que nos permitem compreender
que:
“Os alunos trabalham em equipe para
atingirem os objetivos de aprendizagem. As equipes são constituídas por alunos
de um rendimento elevado, médio e fraco. Sempre que possível, as equipes
incluem uma mistura de raças, de culturas e de género. Os sistemas de
recompensa são orientados para o grupo assim como para o indivíduo”. (ARENDS,
2008).
Deste
modo, finalizar este semestre letivo a interdisciplina Projetos Pedagógicos em
Ação é como iniciar a construção de um caminho rico em aprendizagens e
descobertas, pois as aprendizagens aqui destacadas e muitas outras estão
borbulhando em nós, não só para as práticas que aconteceram, mas para
qualificar e significar os novos fazeres pedagógicos que estão por vir. É um
caminho a ser seguido, trilhado e (re) significado à medida que vamos avançando
nos estudos e procurando, sempre, por qualidade na educação.
REFERÊNCIAS
FAGUNDES, Léa da Cruz
(Org.). Aprendizagens do futuro: as inovações começaram! Ministério da
Educação.
FAGUNDES, Léa da Cruz
(Org.). Projetos de Aprendizagem - Uma experiência mediada por ambientes
telemáticos.
HERNÁNDEZ, Fernando.
Transgressão e mudança na educação - os projetos de trabalho. ARTMED, 1998.
TEIXEIRA,
Madalena Telles e REIS, Maria Filomena. A
Organização do Espaço em Sala de Aula e as Suas Implicações na Aprendizagem
Cooperativa. Meta:
Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, MAI/AGO 2012.
VIDIELLA, Antoni Zabala. La
Práctica educativa - Cómo enseñar. 2007.
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