quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Meta 5 - Relatório Final Postado no Moodle

Alunas da Turma B: Géssica Sielichow, Izabel Miranda, Líris Bravo e Maria Cristina.
Aluna da Turma E: Ana Paula Necchi Ribeiro.


SÍNTESE FINAL
INTRODUÇÃO
Este trabalho faz parte de uma atividade proposta na interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação no PEAD/UFRGS.
Nosso objetivo principal é relatar, a partir da interação com as ações propostas nas Metas 1, 2, 3, 4 e 5 deste semestre letivo: as nossas aprendizagens, trocas de experiências e todas as considerações pessoais e coletivas que consideramos pertinentes para exemplificar a nossa prática reflexiva desta etapa da proposta.

DESENVOLVIMENTO
De acordo com a proposta de trabalho para registro das atividades desenvolvidas durante os estudos da interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação criamos o Blog: Diversidades Educacionais – Projetos de Aprendizagem 2017/1.
O Projeto de Aprendizagem se apresenta, por meio da resolução de questionamentos, curiosidades e necessidades. Através de pesquisas, investigação, e do prazer em descobrir e experimentar o conhecimento. O projeto de aprendizagem é construído de forma colaborativa, com enfoque voltado na realidade da criança.
Para nos auxiliar no entendimento desta definição, a autora FAGUNDES (Org.) nos informa que:
“... projeto de aprendizagem significa desenvolver atividades de investigação sobre uma questão que nos “incomoda”, desperta nossa atenção, excita nossa curiosidade. Isso pode se realizar de maneira individual ou em pequenos grupos de trabalho. O resultado material é uma coleção articulada de documentos produzidos através de levantamentos, debates, reflexões, sínteses, etc., utilizando diferentes linguagens de representação”. (FAGUNDES (Org.): 2006).
O Projeto de Aprendizagem, estabelece que: alunos e professores, em cooperação ou individualmente, escolhem o tema de estudo; o contexto estudado estará de acordo com a realidade do aluno; o aprendizado satisfaz a curiosidade, o desejo e a vontade do aprendiz; a tomada de decisões acontece de forma heterárquica; as definições de regras, direções e atividades são elaboradas pelo grupo, consenso de alunos e professores; segue o paradigma de construção do conhecimento; o professor tem o papel de estimulador/orientador e o aluno o papel de agente.
O Projeto de Ensino, compreende que: a escolha do tema de estudo parte do professor; a tomada de decisões acontece de forma hierárquica; as definições de regras, direções e atividades são impostas pelo sistema; alunos cumprem determinações sem optar; segue o paradigma de transmissão do conhecimento; o professor tem o papel de agente e o aluno o papel de receptor.
O Projeto de Ação estabelece quais as propostas de atividades que serão organizadas com a turma/equipe.
Na formação do grupo nos organizamos, dialogando através do WhatsApp. Deste mesmo modo realizamos as combinações sobre as postagens no Blog e atualizamos umas às outras sobre o andamento das postagens, bem como sobre o entendimento das leituras sugeridas e sobre as dificuldades encontradas no processo.
Demoramos umas duas semanas para ler e reler as atividades iniciais e nos compreendermos a proposta que deu início à Meta 1. Aos poucos, fomos dialogando e nos apropriando das explicações da tutora e das professoras e retomando nossas postagens para organizar nosso Blog e nossas ideias e, deste modo, nos organizamos enquanto grupo e, aos poucos, fomos cumprindo, meta a meta as etapas propostas pela interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação.
Entendemos que parar e realizar uma reflexão nesta etapa do processo está sendo de fundamental importância para nossa organização e reflexão.
Assim, nos reorganizamos nas postagens do Blog e colocamos nossa ação em pauta, retomando o que estamos fazendo na escola, relacionando às leituras sugeridas na interdisciplina e ao trabalho que cada uma está desenvolvendo com suas turmas na escola.
Tendo em vista que desenvolvemos diferentes projetos, destacaremos, a seguir, algumas especificidades de cada um deles e como foram desenvolvidos neste período na escola de autuação de cada uma de nós:

*Ana Necchi
Síntese do Projeto "Caixa de Brinquedos: um Universo Infantil" no 1° Semestre de 2017.
Envolvidas num ambiente desafiador e lúdico, as crianças do Infantil II se envolveram nas seguintes atividades:
- oficina culinária;
- produções audiovisuais de cantiga folclórica (A Linda Rosa Juvenil);
- confecção de brinquedos com sucatas (bilboquês);
- circuitos motores;
- passeio pedagógico no Parque Imperatriz (Pracinha e Pic Nic);
- produções artísticas com tintas, esponjas, colagens e recortes;
- atividades musicais recreativas e jogos cooperativos.

As crianças e as famílias se comprometeram desde a produção da escrita das primeiras propostas do Projeto até a vivência de cada atividade. Seguiremos com o Projeto durante o 2° Semestre de 2017, pois entendemos que o tema ainda não se esgotou e que teremos, ainda, muitas experiências pedagógicas prazerosas e lúdicas para vivenciar.

*Géssica
Como reflexão final destaco a participação da turma no projeto, de inicio alguns ficaram um pouco tímidos ao participar e contar as histórias escolhidas, mas, com o passar dos dias todos foram contribuindo de alguma forma. Seja contando sua história, ajudando os colegas na montagem do cenário, fazendo perguntas. Todos se envolveram e com certeza esta aprendizagem foi bastante significativa para toda a turma, inclusive para a professora.

*Líris
Ao iniciarmos os trabalhos com projetos nos deparamos com diversos temas, abordagens e interesses dos alunos e adequar o conteúdo da interdisciplina ao contexto de cada participante do grupo, foi o ponto inicial. Meu Projeto de Aprendizagem foi desenvolvido com os alunos do 5º ano e teve participação ativa dos grupos formados no desenvolvimento do trabalho, na busca das informações e nos debates. O trabalho permitiu a interação alunos-professor, professor-alunos e ambos com a aprendizagem. Cada grupo executou suas tarefas com entusiasmo.

*Maria Cristina
Refletindo sobre este PA, acredito que minha tarefa como professora seja levar o aluno ao mundo da leitura que é, também, socializar e compartilhar. Aproveitando a curiosidade das crianças desenvolvemos um projeto de prática de leitura das turmas do 1° anos, levando em consideração suas necessidades e interesses para desta forma resgatar o gosto pela leitura, Além disso, é importante destacar que o processo de   construção do leitor inicia nos primeiros  contatos da criança com a linguagem e com a escrita observando outras pessoas escreverem , ouvindo histórias e  da sua interação com  objetos escritos.Formar leitores não é uma tarefa fácil e não se restringe apenas á  escola, aos professores, e uma tarefa de toda a sociedade, foi observando isto é que este PA veio preencher esta lacuna, colocando as famílias como parceiros , as atividades foram divididas e todos os envolvidos participarem efetivamente,  cooperando com as tarefas que eram enviadas para casa e assim o aluno se sentia estimulado a realizar com dedicação as atividades propostas também em sala de aula, com toda  comunidade escolar integrada neste projeto é que foi determinante para atingir os objetivos.

*Izabel
Refletindo sobre este PA, acredito que minha tarefa como professora seja levar o aluno ao mundo da leitura que é, também, socializar e compartilhar. Aproveitando a curiosidade das crianças desenvolvemos um projeto de prática de leitura das turmas do 1° anos, levando em consideração suas necessidades e interesses para desta forma resgatar o gosto pela leitura. Além disso, é importante destacar que o processo de   construção do leitor inicia nos primeiros contatos da criança com a linguagem e com a escrita observando outras pessoas escreverem, ouvindo histórias e da sua interação com objetos escritos. Formar leitores não é uma tarefa fácil e não se restringe apenas á  escola, aos professores, e uma tarefa de toda a sociedade, foi observando isto é que este PA veio preencher esta lacuna, colocando as famílias como parceiros , as atividades foram divididas e todos os envolvidos participarem efetivamente,  cooperando com as tarefas que eram enviadas para casa e assim o aluno se sentia estimulado a realizar com dedicação as atividades propostas também em sala de aula, com toda  comunidade escolar integrada neste projeto é que foi determinante para atingir os objetivos.
No trabalho desenvolvido foi vivenciado o crescimento dos grupos e o interesse na busca de informações e nos debates para execução do projeto. Identificamos que cada uma apresenta uma realidade diferente na vivência dos seus Projetos de Aprendizagem e de Ensino, em suas escolas de atuação.

CONCLUSÃO
Destacamos, em síntese, que apesar de o grupo Diversidades Educacionais ter apresentado propostas de projetos de aprendizagem bem distintos em diferentes níveis de atuação, é semelhante em todos os Projetos de Aprendizagens desenvolvidos a preocupação latente existente entre as professoras cursistas do PEAD em buscar novas possibilidades para ampliar e enriquecer um fazer pedagógico de qualidade em suas respectivas escolas de atuação.
Como bem nos exemplifica o texto sugerido para leitura na interdisciplina: ‘A Organização do Espaço em Sala de Aula e Suas Implicações na Aprendizagem Cooperativa’ na defesa de Slavin (2003), um dos fundadores da aprendizagem cooperativa, é importante que se entenda que: “os métodos de aprendizagem cooperativa são estratégias educativas, estruturadas e sistemáticas que podem ser usadas em qualquer nível de ensino e na maior parte das disciplinas/áreas curriculares”.
            Portanto é refletindo sobre a caracterização da aprendizagem cooperativa, encontramos nos estudos de ARENDS (2008 p. 345) fontes de pesquisa que nos permitem compreender que:
       “Os alunos trabalham em equipe para atingirem os objetivos de aprendizagem. As equipes são constituídas por alunos de um rendimento elevado, médio e fraco. Sempre que possível, as equipes incluem uma mistura de raças, de culturas e de género. Os sistemas de recompensa são orientados para o grupo assim como para o indivíduo”. (ARENDS, 2008).
            Deste modo, finalizar este semestre letivo a interdisciplina Projetos Pedagógicos em Ação é como iniciar a construção de um caminho rico em aprendizagens e descobertas, pois as aprendizagens aqui destacadas e muitas outras estão borbulhando em nós, não só para as práticas que aconteceram, mas para qualificar e significar os novos fazeres pedagógicos que estão por vir. É um caminho a ser seguido, trilhado e (re) significado à medida que vamos avançando nos estudos e procurando, sempre, por qualidade na educação.
                                                          


REFERÊNCIAS
FAGUNDES, Léa da Cruz (Org.). Aprendizagens do futuro: as inovações começaram! Ministério da Educação.

FAGUNDES, Léa da Cruz (Org.). Projetos de Aprendizagem - Uma experiência mediada por ambientes telemáticos.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação - os projetos de trabalho. ARTMED, 1998.

TEIXEIRA, Madalena Telles e REIS, Maria Filomena. A Organização do Espaço em Sala de Aula e as Suas Implicações na Aprendizagem Cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, MAI/AGO 2012.

VIDIELLA, Antoni Zabala. La Práctica educativa - Cómo enseñar. 2007.






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