domingo, 23 de abril de 2017



Liris - UM OLHAR SOBRE O PROJETO DE APRENDIZAGEM DO SI EIXO IV


Apesar de ter iniciado o trabalho na turma de segunda –feira  onde o tema era “sonhos”, tema bem diferente ao do tema da turma de quarta feira,” LGBTS”, o trabalho do Projeto de Aprendizagens em grupo tomou forma através de e-mail  whats e mensagens...  

Este curso e caracterizado virtualmente , porem nada como discutir pessoalmente e presencialmente . A integração, risadas e brincadeiras são importantes e assim formamos nossa questão norteadora ,”COMO FOI A VIDA ESCOLAR DE PESSOAS LGBTS”.

Organizamos nossas ideias e mãos e obra.

Não posso dizer que foi uma escolha fácil, porque ao buscar subsídios para este trabalho observou se que estatisticamente as questões que se referem a identidade de gênero são praticamente ignoradas. Em pesquisa feita por MIRIAM ABROMOVAY, com o apoio da UNESCO, se pode mostrar que atitudes homófobicas permeiam a comunidade escolar, sendo os LGBTS , alvos de abertas descriminação , sendo que, no ambiente escolar a cidadania e a garantia a educação deveria  ter o seu espaço.

O tema nos conscientiza da situação LGBT que no dia- dia  e velada e camuflada para debaixo do tapete, o preconceito que se tenta negar, por assim dizer a sua presença, mesma que grita a realidade e a parca busca de solução para a mesma, inclusive mostrando que a raiz do preconceito tem origem muito antes do ciclo escolar, na família onde os LGBTS são incompreendidos , reprovados e ate incentivadora de intolerância. 

A comprovação disso tive ao participar ao II SEMINARIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Mulheres e Meninas :Reflexões e Praticas Educativas Emancipatórias.

A escola acompanha o pensamento enraizado fechando os olhos ao fato, se tornando conivente pelo silencio que reina devido ao despreparo dos profissionais da educação, por não saber como agir. E infelizmente descobri que faço parte deste contexto.  



.

3 comentários:

  1. Liris, que ótima temática...e a pergunta muito sensível
    eu só colocaria como É a vida...porque não foi ...está sendo....mas fica como sugestão.
    Não sei se eu não encontrei nas postagem mas gostaria de ver a caracterização da tua turma e como surge essa temática...podes contar mais?

    ResponderExcluir
  2. agora re-lendo outras postaegm percebo que esse foi o projeto de vocês enquanto aluna, é isso? desculpa por ter me atrapalhado..mas isso mostra como devemos ser bem explícitos com o leitor que não nos conhece

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida um tema "quente" na Educação Brasileira atual e que surpreende muitos professoras/es e familiares pela falta de (in)formação. Os textos de Guacira Lopes Louro, então professora da FACED/UFRGS ensinam muito como trabalhar com essa temática/fenômeno na escola e, ainda, aprofunda em reflexões sobre o "corpo educado" que é (trans)formado a partir de práticas escolares que repetem padrões fixos e normativos.

    Liris, quais as questões de pesquisa com a turma atualmente?

    Abraços.

    ResponderExcluir