Liris - UM OLHAR SOBRE O PROJETO DE APRENDIZAGEM DO SI
EIXO IV
Apesar
de ter iniciado o trabalho na turma de segunda –feira onde o tema era “sonhos”, tema bem diferente
ao do tema da turma de quarta feira,” LGBTS”, o trabalho do Projeto de Aprendizagens
em grupo tomou forma através de e-mail
whats e mensagens...
Este
curso e caracterizado virtualmente , porem nada como discutir pessoalmente e
presencialmente . A integração, risadas e brincadeiras são importantes e assim
formamos nossa questão norteadora ,”COMO FOI A VIDA ESCOLAR DE PESSOAS LGBTS”.
Organizamos
nossas ideias e mãos e obra.
Não
posso dizer que foi uma escolha fácil, porque ao buscar subsídios para este
trabalho observou se que estatisticamente as questões que se referem a identidade
de gênero são praticamente ignoradas. Em pesquisa feita por MIRIAM ABROMOVAY,
com o apoio da UNESCO, se pode mostrar que atitudes homófobicas permeiam a
comunidade escolar, sendo os LGBTS , alvos de abertas descriminação , sendo
que, no ambiente escolar a cidadania e a garantia a educação deveria ter o seu espaço.
O
tema nos conscientiza da situação LGBT que no dia- dia e velada e camuflada para debaixo do tapete,
o preconceito que se tenta negar, por assim dizer a sua presença, mesma que
grita a realidade e a parca busca de solução para a mesma, inclusive mostrando
que a raiz do preconceito tem origem muito antes do ciclo escolar, na família
onde os LGBTS são incompreendidos , reprovados e ate incentivadora de
intolerância.
A
comprovação disso tive ao participar ao II SEMINARIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Mulheres
e Meninas :Reflexões e Praticas Educativas Emancipatórias.
A
escola acompanha o pensamento enraizado fechando os olhos ao fato, se tornando
conivente pelo silencio que reina devido ao despreparo dos profissionais da
educação, por não saber como agir. E infelizmente descobri que faço parte deste
contexto.
.
Liris, que ótima temática...e a pergunta muito sensível
ResponderExcluireu só colocaria como É a vida...porque não foi ...está sendo....mas fica como sugestão.
Não sei se eu não encontrei nas postagem mas gostaria de ver a caracterização da tua turma e como surge essa temática...podes contar mais?
agora re-lendo outras postaegm percebo que esse foi o projeto de vocês enquanto aluna, é isso? desculpa por ter me atrapalhado..mas isso mostra como devemos ser bem explícitos com o leitor que não nos conhece
ResponderExcluirSem dúvida um tema "quente" na Educação Brasileira atual e que surpreende muitos professoras/es e familiares pela falta de (in)formação. Os textos de Guacira Lopes Louro, então professora da FACED/UFRGS ensinam muito como trabalhar com essa temática/fenômeno na escola e, ainda, aprofunda em reflexões sobre o "corpo educado" que é (trans)formado a partir de práticas escolares que repetem padrões fixos e normativos.
ResponderExcluirLiris, quais as questões de pesquisa com a turma atualmente?
Abraços.