quarta-feira, 12 de abril de 2017

Revisitanto os Projetos de Aprendizagens 2016/2

Experiência no Projeto de Aprendizagem em Seminário Integrador Eixo IV por Ana Necchi:

Em 2016/2 estava na turma C e o tema do nosso Projeto de Aprendizagem foi Fé e Cura.
A pergunta norteadora foi: "Qual a relação da fé com a cura de doenças?".
Neste processo de pesquisa, nos envolvemos nas dúvidas e certezas provisórias, criando quatro quadros com versões diferentes até a entrega do trabalho final.
Realizamos uma pesquisa envolvendo questões baseadas no nosso terceiro quadro de certezas e dúvidas temporárias e entrevistamos pessoas que já tiveram doenças graves e profissionais da saúde para refletir sobre nossas concepções e relacionar a vivência da fé às pesquisas realizadas a partir dos textos que foram lidos e das nossas vivências pessoais.
Foi uma experiência única e ao final do projeto ainda tivemos uma dúvida provisória:
                                                                             "A fé pode ser construída ao longo da vida?". (Fé e Cura/2016)
E nos identificamos com quatro certezas provisórias:
                                                                                "A parceria entre fé e ciência favorece o tratamento. Desenvolver a                                                                            espiritualidade promove bem-estar, atitude positiva, saúde e felicidade. Ao                                                                                   termos fé compartilhamos vivências que reforçam os laços afetivos e a confiança,                                                                          No tratamento de doenças, independente de termos fé, a ciência envolve 
                                                                       medicamentos.". (Fé e Cura/2016)
Nos identificamos muito com esta temática, pois na nossa vida cotidiana já passamos por inúmeras situações difíceis, bem como, acompanhamos, diariamente, na escola, na família e nos grupos de amigos a busca por saúde e a procura pela cura de doenças, sejam elas físicas ou psicológicas. E, entendemos, que na hora da dificuldade a fé é necessária para nos auxiliar a enfrentar estas situações, com mais ânimo e coragem.

Um comentário:

  1. Oi Ana Necchi, o Projeto de Aprendizagem desenvolvido por você e seu grupo no eixo 4 do PEAD envolveu um tema polêmico e instigante no âmbito científico. Pois, para muitos paradigmas cartesianos da Modernidade em Filosofia da Ciência há uma negação da fé, da espiritualidade e das questões da transcendência no terreno da Ciência; a grosso modo, o que não pode ser comprovado não pode ser considerado científico. Não obstante, a Física Quântica e a Medicina Psicossomática vem abrindo brechas interessantes para novos questionamentos. Conforme você aponta, o PA vai se atualizando em constante movimento, afirmar uma certeza leva, muitas vezes, à elaboração de uma nova dúvida. Esse é o projeto pedagógico em ação! Veja as questões que lancei para a Liris, sua colega de grupo e, se possível, reflita sobre as mesmas e vá postando aqui suas considerações, análises e reflexões. Antecipo que um aspecto é comum nos Projetos de Trabalho (HERNÁNDEZ, 1998), nos Projetos de Aprendizagem e nos Métodos Globalizados (VIDIELLA, 2008): os docentes pesquisam e estudam com os/as alunos/as; o trabalho pedagógico é cooperativo; os conteúdos são emergentes de problemas e interesses a serem estudados; os eixos temáticos se relacionam com diferentes áreas do conhecimento (interdisciplinaridade); há um fortalecimento de atividades de pesquisa; formulam-se e resolvem-se problemas, diagnóstico de situações e estratégias que implicam em análises, reflexões e avaliações de situações de aprendizagem; usam-se diferentes fontes de informação e tecnologias; realizam-se sínteses de ideias, experiências e buscas de informação em diferentes fontes; tomam-se decisões coletivas sobre o que é relevante de ser aprofundado e divulgado no projeto. Abraços, Aline Hernandez.

    ResponderExcluir